Monday, October 8, 2012

Saiba escolher o protetor solar mais indicado para sua pele

O protetor solar é indispensável para a saúde da nossa pele. O período ensolarado é mais perigoso, por isso ao se expor ao sol usar sempre o protetor solar em média de 2 em 2 horas, mas o recomendado é usar todos os dias mesmo se estiver nublado.
O filtro solar precisa ter proteção contra raios UVA e UVB (raios ultravioletas), e que seja ideal para o tipo de pele.
* Pele oleosa deve escolher o filtro solar em gel que não obstruem os poros (não-comedogênicos), assim mantém a pele saudável sem espinhas.
* Pele seca deve escolher o filtro solar com textura cremosas e que hidratam a pele.
* Pele sensível, crianças e bebês devem preferir os produtos hipoalergênicos, sem fragrância ou corante e livres de ácidos 4-aminobenzóico.
* Ter durabilidade em contato com água e ao suor,
* Não provocar acne
* Não irritar a pele.
* Fator de proteção solar (FPS) deve ser fator 15 ou mais.
Caso o sol não aparecer é importante usar o filtro solar, mesmo achando que o sol não irá queimar a pele. Importante lembrar que os danos microscópios e progressivos afetam a pele.

Existem dois tipos de filtro solar os químicos e físicos:
* Químicos - São substâncias presentes no produto e atua absorvendo a radiação solar
* Físicos - Tem textura mais grossa e os ativos do protetor refletem os raios solares.
Todavia o mais adequado à pele é ter um protetor com os dois filtros e, sobretudo aqueles com FPS mais alto.

Na praia, piscina ou cachoeira o indicado é usar filtro solar com FPS 15 ou mais, proteger também com chapéu, óculos escuros, camisetas de cor clara para refletir os raios solares. É importante sempre reaplicar o protetor de 2 em 2 horas, depois de mergulhar ou até mesmo se fizer algum exercício físico, ou estiver suado, mas deve ser aplicado com a pele seca. Uma boa dica é passar em cerca de meia hora antes de se expor ao sol.

O que são raios UVA e UVB?
Os raios UVB são aqueles que deixam a pele vermelhas que aparecem mais em peles brancas e são típicos de queimaduras e o causador de câncer de pele, e deve-se evitá-lo das 10 horas até as 15 horas que são os piores horários param se expuser ao sol.
Os raios UVA são os culpados pelo envelhecimento precoce e não existe um horário ruim ou bom, isso ocorre o dia inteiro.
Os riscos em se queimar além do indicado é ocorrer as bolhas na pele, desconfortos e aparecimentos de manchas. Com o tempo pode levar ao câncer de pele. Para aquelas pessoas que exagerou e está com queimaduras graves, o indicado é evitar o sol, ingerir bastante água, colocar compressas frias que ajuda a aliviar o incômodo, o ideal é pegar uma bacia com água gelada, molhar um tecido macio, molhar e colocar a compressa nos locais que estão ardendo, não se deve colocar gelo diretamente sobre a pele e fórmulas caseiras também são contraindicados.
Agora podem ser usados hidratantes suaves e sem perfumes que devem ter na fórmula camomila e aloe vera. Se a dor for muita pode usa um analgésico via oral, agora se existir bolhas a orientação é procurar um médico urgente.
Com essas dicas espero que tenha um verão maravilhoso.


No comments:

Post a Comment

 
back to top //PART 2